Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Falta Respeito


Desde cedo a vida me ensinou o que significa a palavra "respeito". Digo "a vida" porque tive que aprender direitinho como funciona isso, meus colegas de sala sempre me zuavam e praticavam bullying comigo quando eu era criança, e isso só foi acabar de fato quando eu terminei o ensino médio, mesmo com pessoas mais velhas eu sofria bullying sim. Pra mim, a pior coisa era ter que levantar cedo e encarar aquele colégio com um monte de adolescentes mal educados e até alguns raros professores que não receberam educação. Sim, conheci muitos colegas legais e educados, professores também, era raro ter algum professor que não me respeitava, mas isso aconteceu algumas vezes... O post não é sobre bullying exatamente, esse é um tema para outro post.
Como algumas pessoas sabem eu estou terminando o curso técnico em Recursos Humanos, e na minha sala existem mais mulheres do que homens, dias atrás meu professor estava falando sobre isso. Ele disse que as mulheres correram atrás dos seus sonhos, mostraram que podem sim trabalhar no que elas quiserem e estão aí, na luta. Na minha sala existem 5 homens atualmente, pois no começo do curso muitas pessoas desistiram. E já me deparei com piadas machistas, sobre gays, sobre nudes, sobre diversas coisas, vi que minhas colegas geralmente ignoram essas piadas. Eu também ignoro, pois se eu fosse discutir ou tentar conversar civilizadamente, certamente eles iriam se unir pra provar que eu estaria errada. Acho que se alguém da minha sala ler esse post pode não gostar, mas não estou falando mal de ninguém, na verdade, quem realmente falou mal eu já perdoei. E toda vez que vejo algo que foge do curso "recursos humanos" fico pensativa e penso se essa pessoa está no curso certo. Ela está sim, mas ainda não absorveu o real significado do curso.
O nosso país não está numa fase boa, e isso inclui muita coisa que está em crise e não é somente o dinheiro, mas o amor, o respeito ao próximo, o carinho, a empatia e a compaixão. Dias atrás vi que uma cantora gospel postou uma foto com cara de ódio e texto de ódio contra gays e lésbicas. Esses tempinhos Dilma foi afastada do cargo e quem assumiu foi um mafioso (pode rir porque eu usei essa palavra, mas é a pura verdade, meu querido). Me lembro claramente também de estar na sala quieta no meu canto quando ouço um homem da sala dizer entre os amigos que "peito tem cheiro de chulé". No começo do ano, desci do ônibus quando voltei do curso, um cara desceu junto comigo, o ponto de ônibus fica perto da minha casa, na mesma rua. Ele desceu junto comigo e tentou andar atrás de mim, mas sei que se ele andasse atrás de mim ele poderia me pegar de surpresa. Na esquina ele encontrou alguns amigos, mas eles se despediram, ele continuou tentando me acompanhar, deixei ele ir na frente, como ele estava andando rápido eu andei bem devagar atrás dele, para tentar evitar não ficar próxima, na frente de uma igreja o poste de luz estava queimado, estava escura aquela parte da rua, e ele parou bem ali, eu já estava próxima da minha casa quando ele virou e perguntou se queria ficar comigo, óbvio que eu disse não, ele não me tocou, mas insistiu que eu ficasse com ele, eu disse não de novo, ele seguiu o caminho dele na minha frente e eu cheguei em casa, mas percebi que ele estava cuidando pra ver onde eu morava. Quando volto do curso já me deparei com situações parecidas, alguns homens já deram em cima de mim, das minhas amigas, mas nada ficou mais perigoso, mas poderia ficar. Sempre fico na minha, ando rápido e não fico enrolando, estou dizendo isso pra ninguém usar o que eu disse contra mim, porque se fizer isso eu acho feio da sua parte. Não tenho culpa de pegar ônibus a noite, o meu curso é a noite! Não vou ficar trancada em casa com medo de viver. Não tenho culpa se um dia eu quero usar shorts ou saia e no outro quero usar calça soltona, ainda sou uma mulher e mereço ser respeitada. E primeiramente eu me respeito sim se você quer saber!
O que eu quero dizer nesse post é que muita mulher se cala diante dessas situações, quando cheguei em casa eu avisei minha mãe, e pedi a Deus pra que aquilo não acontecesse de novo, pois assusta, assusta muito você estar sozinha e não ter o que fazer. Não fui estuprada, ele não me tocou, não me beijou, mas ele me acompanhou e parou em um lugar escuro e tentou ficar comigo, ou seja, viu que eu não poderia fazer muita coisa e me colocou numa situação de risco, ainda bem que ele não tentou nada sério e desistiu logo. Tenho empatia, imagino o que a garota de 16 anos passou com aqueles 33 homens, não foi legal, não foi bom, foi horrível! Isso não é motivo pra virar piada, não é motivo pra fazer gracinha, a roupa dela não é motivo pra estupro, o lugar que ela estava também não. Pois mulheres são estupradas até dentro da própria casa, mulheres são vítimas de piada em meio a várias mulheres e poucos homens, e não fazem e não falam nada. Já vi mulheres dizendo que "todo homem é machista e isso é bom, pois os homens nos protegem de outros homens agressivos". Mas eu entendo essas mulheres, eu entendo sim. Porém o machismo não é algo bom, diz que o homem é superior à mulher. Isso não é certo. Pois todos somos iguais, devemos ter direitos iguais e ser respeitados igualmente.
O homem, desde cedo, tem que aprender a respeitar a mulher, ela não é um objeto sexual, não é uma boneca. Ela tem vida, tem alma, tem sonhos, assim como ele. Ele tem que controlar o olhar e também a boca. Dificilmente eu vejo alguma mulher zuar o pênis de um cara junto com as suas amigas. Na verdade eu nunca vi isso, se existe isso eu não sei...Pode existir, assim como existe muito homem mal educado por aí. Dificilmente você vê também uma mulher dar em cima de um homem no escuro de uma rua, ou passar a mão nele sem ele querer. Existe sim, casos de mulheres que estupraram, ou que fizeram algo ridículo ao extremo. Mas são poucos, comparado ao que o homem faz com a mulher.
Eu aprendi sobre o respeito desde criança, se me zuarem, eu não tenho o direito de zuar de volta. Me zuavam por causa da minha voz, porque eu era magra, porque eu não era boa em matemática, porque meu cabelo nunca foi "o mais bonito", porque eu não pegava todo mundo do colégio. Posso dizer que, durante a escola, passei muitos momentos horríveis da minha vida. Por isso nunca fui uma excelente aluna, porque eu faltava muito, não sentia prazer em estar na escola. Mas eu gostava de estudar sim.
Aprendi que ser magra não é motivo pra sair zuando gordinhos. Aprendi que ser alta não é motivo pra sair zuando baixinhos. Aprendi que se alguém não é bom em português, talvez ele seja bom em outra matéria, e isso não é motivo pra eu zuar a pessoa. Entenda, ninguém está pedindo pra ser zuado, desrespeitado, estuprado, mal tratado, mal atendido. Ninguém está pedindo. Se você não recebeu educação em casa, ou não aprendeu com a vida, está mais do que na hora de aprender isso. Não importa se você é dono de uma empresa ou vendedor de rua, se já teve muitas experiências na vida ou não, se já tem seus 60 anos ou 12 anos, ter respeito pelas pessoas é um dever do ser humano!
Dias atrás um estudante haitiano da Unila foi agredido, pretendia chegar na rodoviária para pegar um ônibus com destino a Cascavel (cidade próxima a Foz do Iguaçu) para visitar seu filho. Me diz agora, ele estava pedindo pra ser agredido? NÃO! Segundo informações, ele sofreu racismo, foi agredido fisicamente, e ainda disseram que ele só estaria estudando na Unila por causa da Dilma, e que agora, com a Dilma afastada, teria que voltar pra seu país de origem. Ele tentou conversar com seus agressores para parar a situação, mas eles só sabiam gritar e agredir.
Eu não consigo entender o que leva uma pessoa a ter tanta falta de respeito pelo seu próximo, pessoas que antes pregavam sobre o amor agora demonstram ódio, o país está em crise, falta amor e respeito!

Um comentário:

  1. muito bem carolina, é bem assim mesmo, o ser humano infelizmente é preconceituoso, e o que temos a fazer é tudo isso que vc descreve logo acima, amei sua postagem, acredito que ninguem de sua sala vai achar ruim de seu comentario , pois é so a verdade...continua assim com seus pensamentos e bola pra frente, todos nós merecemos ser felizes.....

    ResponderExcluir