Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Fase difícil

Esse texto é para todas as pessoas que estão passando por uma fase difícil.
Foto: tumblr
Vira e mexe a vida nos presenteia com algumas coisas que nem sempre gostamos muito, uma viagem inesperada, um parente distante, uma gripe muito forte ou até mesmo uma mudança, de vida ou de casa. A questão é que muita coisa inesperada seja boa ou ruim acaba fazendo a gente refletir: por que comigo? por que hoje e por que agora? vai ser assim por quanto tempo? eu vou chorar ou sorrir depois disso passar? e como enfrentar isso? São perguntas que inevitavelmente passam pela nossa cabeça, e nós não podemos nos culpar por pensar essas coisas, apenas pensamos, apenas queremos entender a situação.
O mais difícil é quando alguém pergunta:
- E aí, tudo bem?
- Tudo, ta tudo ótimo.
E você tem que mentir, fingir que está tudo bem, e depois de mentir e a pessoa ver que você não está tão bem assim ainda ter que ouvir coisas que desagradam, como: "você vai ficar bem" ou "vai dar tudo certo" por mais que a intenção da pessoa seja boa, é meio chato ouvir isso, porque você sabe como a vida funciona na realidade. E você sabe, lá no fundo, que vai demorar pra ficar tudo bem, que as surpresas chegam rápido demais, mas até se acostumar com a nova vida e com os novos costumes, e até ficar tudo bem de fato, leva um certo tempo.
Você busca um conforto para o seu coração e para a sua alma, uma nova crença, um novo hábito, músicas bem altas, pinturas, dança e teatro, ou até mesmo bebidas e até mesmo drogas, eu sei, é pesado, porém muita gente busca conforto nisso. Você levanta cedo e vê o clima lá fora, tudo nublado e com cara de que vai chover, volta a deitar com a sensação que o dia vai ser ruim, assiste a um filme ou dois, toma um chá, e espera a tensão passar. Só que nem sempre é assim, as vezes você tem que viver com a tensão, e isso é difícil porque você tenta ficar bem a todo tempo, você mantém uma postura de forte e fria por fora, e isso acaba afetando as pessoas ao seu redor só que só você sabe como está seu coração por dentro, gritando por socorro e chorando, precisando de carinho e conforto, e você sabe que aquilo uma hora vai passar, mas passar por tudo aquilo parece mais uma eternidade.
A vida não é feita só de fases ruins, ela tem muita coisa boa, e mesmo em fases ruins você pode colorir a sua história, ver algo bom em meio a tanta coisa ruim. Você já viu uma flor nascer no meio das rochas? já viu como o sol brilha forte quando não tem nuvem no céu? já viu como as pessoas dizem "bom dia" à desconhecidos mesmo tendo um dia ruim? E mesmo que o motivo de eu escrever esse texto seja realmente estar numa fase ruim, não quer dizer que eu precise passar por fases ruins para escrever textos, também sei escrever sobre coisas boas, mas, motivar alguém com um texto me faz sentir melhor, e se você pegar cada palavra e guardar para si vai ver a diferença que pode fazer quando você começa a ser otimista. Viver não é fácil, nem sempre temos respostas para tudo, nem sempre vamos entender o porquê de passarmos por fases difíceis, reclamar e descontar nos outros não vai resolver nada, mas se você começa a ser otimista, mesmo com um pinguinho de esperança, você pode mudar muita coisa e isso gera um futuro diferente, porque ficar estagnado e se lançar às dores não resolve e não muda nada. Vou deixar um trecho do final da minha série favorita para terminar meu texto:

"...vivemos em um mundo caótico onde é difícil entender as regras. Por que algumas pessoas são pobres e outras ricas?
Por que algumas tem que fugir enquanto outras estão seguras?
Por que algumas pessoas são jogadas na rua?
E por que algumas vezes, quando você tenta fazer algo bom, ainda é vista com ódio?
Não é estranho as pessoas desistirem
Que deixemos de acreditar no bem
...
Porque mesmo que algumas vezes pareça, nenhuma pessoa está sozinha.
Todos e cada um de nós somos uma peça importante no grande caos.
E o que você faz hoje, terá efeito amanhã.
Pode ser difícil dizer exatamente qual tipo de efeito, e normalmente nem sempre podemos ver como tudo se conecta.
Mas o efeito de suas ações permanecerá sempre em algum lugar no caos.
Em 100 anos poderemos ter máquinas que calculem o efeito de toda e cada ação.
Mas até lá, nós podemos confiar nisso:
"O medo se espalha, mas com sorte, o amor também.""
(Skam)

2 comentários: