Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

Ainda podemos nos abraçar

 Eu gostaria de ter começado esse texto com palavras que mudassem a vida de vocês, que os impactassem, mas eu não sei começar um texto, muito menos impactar pessoas, o que eu sei é tentar transmitir sentimentos em forma de arte, muitas vezes eu consigo e muitas vezes não consigo. Queria achar uma forma de trazer paz a vocês sem ser com músicas ou com meus desenhos, bom, chega de falar, vou fazer, ou pelo menos tentar...
 Nós falamos demais tem hora, falamos muitos, discutimos, falamos bobagens, brigamos, e muitas vezes o que as pessoas ao nosso redor querem é paz, às vezes nós não sabemos o que está se passando na cabeça e no coração da pessoa, não perguntamos como foi o dia delas e nem se importamos com ela, fazemos o "necessário" e o "possível" para "confortar" a pessoa, mas fazemos do nosso jeito, da nossa forma, como queremos. O mundo lá fora está um caos, está sim! Está tudo mais difícil, está tudo mais caro, mais complexo, mais distante, os sonhos estão cada vez mais difíceis de se realizar.
 Está um mundo cada vez mais difícil para os sonhadores, alguns tem oportunidades, outros não, alguns tem sorte, e outros não. Mas quem é feliz com o que tem, esse certamente é sábio. As pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras, não se abraçam mais, não fazem mais carinho, ligamos a TV e só vemos coisas ruins, desligamos e criticamos que a TV está cada vez mais chata, e não é a TV, é o mundo, e quem não for corajoso o suficiente para encarar a realidade e a aceitar, acaba criticando mesmo. Porém, se você só criticar e não fizer sua parte, as coisas só irão piorar. Uma pessoa disse pra mim um dia desses que nós muitas vezes cavamos a nossa própria sepultura ainda vivos, uma frase muito forte, e que me chocou muito. Me fez chorar por três noites e pensar se eu estava fazendo isso que essa pessoa disse, me senti horrível. Comecei a pensar e refletir sobre essa frase, talvez eu nem tenha entendido o que essa pessoa queria dizer a mim, se foi uma indireta ou se foi um próprio grito de socorro dela mesma, eu refleti sobre a minha vida, bem, estou andando pra frente, devagar como uma onda calma, no tempo de Deus, mas estou seguindo em frente, estou evoluindo, amadurecendo. Criei uma linha de raciocínio esses dias que me levou a crer que se nós não fizermos a nossa parte cavaremos a nosso própria sepultura, fico arrepiada dizendo isso, porque eu não sou de falar essas coisas e muito menos de escrever assim, mas pensem, se você não é generoso, não transmite amor, não faz a sua parte, não ajuda ninguém, se você criar a sua própria linha de raciocínio vai entender o que estou falando, porque eu não sei explicar direito, o que eu sei é TENTAR transmitir sentimentos. E queria agradecer essa pessoa que me disse essa frase e algumas coisas a mais... pois essa frase me deu uma baita inspiração para muitas coisas, inclusive para esse texto!
 Bem, um abraço faz falta, e como faz! Um beijo, um carinho, palavras e gesto solidários, pessoas simpáticas e verdadeiras estão desaparecendo, ou, estão se intimidando, não se intimidem, por favor! O mundo precisa de vocês!
 Dias atrás foi comemorado o dia do abraço, vi que na minha cidade alguns grupos de pessoas se reuniram para dar "abraços grátis" em outras pessoas, nada contra, achei uma ótima ideia. Mas a forma como essa ideia foi colocada é que me deixou pasma, fiquei pensando: "abraços custam muito hoje em dia?"
 O fato é que as coisas estão mudando, pessoas se esfriando, coisas simples não se acham com facilidade pois estão ficando caras, as pessoas não tem mais tempo, não tem hora pra chegar, e quando tem, não aproveitam os seus tesouros.
 Existe uma coisa dentro de mim chamada "amor", eu tenho muito amor pra oferecer, quando eu saio e vou no centro da minha cidade, vejo pessoas de todo tipo e estilo, mas todas tem um foco, e todas precisam de algo na sua vida, eu muitas vezes não sei, não posso e nem devo julgar pela aparência, mas quando vejo um rosto triste, uma pessoa sozinha, pensativa, dá uma vontade enorme de abraçar e começar a conversar com a pessoa, mas eu lembro que a pessoa pode ser perigosa, pode ser que ela me ache perigosa - por incrível que pareça -, pode nem querer o meu abraço, pois todos andam desconfiados, até eu mesma!
 Acho que foi mês passado, viajei pra uma cidade vizinha com minha amiga, faço tratamento dentário lá, e quando voltei os nossos celulares tinham acabado a bateria, eu tinha um carregador na minha bolsa mas não tinha tomada por perto, parece bobo o que aconteceu mas eu vou continuar falando, e eu precisava ligar pro meu padrasto pois o combinado era ligar pra ele vir nos buscar num ponto, e já era noite já, a rua estava bem deserta e nós estávamos com fome e muito cansadas, porém tinha uma lanchonetizinha aberta perto da gente, resolvi ser sem vergonha e pedir uma tomada emprestada rapidinho só pra colocar o celular carregando e poder fazer uma ligação, quando a dona disse que sim eu dei um super abraço nela, meu abraço foi mais um agradecimento, foi um abraço forte, sabe? Mas o que eu senti quando a abracei foi que ela também precisava daquele abraço, não sei explicar direito, não sei se já passaram por algo parecido, mas ela me abençoou e eu senti que abençoei ela também, bobo, mas verdadeiro.
 Eu poderia ter sentido vergonha de ter dado aquele abraço, ou poderia me sentir ridícula, igual a muitas pessoas se sentem quando estão em uma situação assim. É vergonhoso dar um abraço em alguém que nem conhecemos? Nunca tive vergonha, e nunca achei rídiculo. PORQUÊ NÃO É!
 A partir daquele dia eu comecei a enxergar as pessoas nas ruas de um modo diferente e pensar sobre elas, pensar sobre o dia delas, mas sem deixar de pensar em quem está em  volta de mim todos os dias, sem deixar de transmitir o amor.
 Nem sempre quando você transmite amor e carinho as pessoas o recompensarão, mas não é assim que funciona, sabia? Você tem que fazer a sua parte, tem que transmitir sim senhor(a)! Sem esperar nada em troca, pois a generosidade e a bondade são algo espetacular, quando você menos espera também será amado, e não será uma recompensa pelo o que você fez, será só a vida te mostrando que existe amor sim, que generosidade, carinho, solidariedade, bondade, e diversas coisas boas ainda existem!
 Eu nem sempre sou legal com as pessoas, eu sei machucar também, sei ser fria e chata, muito chata, todos nós temos dias difíceis na nossa vida, e você pode achar que por eu ser tão nova talvez eu não saiba nada sobre a vida, eu sei sim, e sei bastante, talvez não tanto quanto vocês e não da mesma forma, mas eu sempre faço o meu melhor naquilo que eu sei fazer melhor, sempre trago comigo a bondade e a perseverança, a mansidão e o amor, para que nos dias difíceis eu possa transmitir isso às pessoas. Porque eu sei que as pessoas precisam, não custa nada, exatamente nada dar um abraço, ser legal e generoso. Ainda temos o livre arbítrio, ainda temos o direito de ter os nossos próprios pensamentos e poder expôr a nossa opinião, ainda temos o direito de crer no que quisermos e seguirmos qualquer religião sem ser apedrejado. Então por que não agimos? Medo, falta de tempo, vergonha? São essas desculpas que você vai usar pra me responder? É assim então, você vive sua própria vida e o resto não importa? Talvez esse "tempo" que ainda temos chegue ao fim, e quando chegar ao fim, será o fim.

5 comentários:

  1. Não existe um jeito certo de abraçar, mas se existisse esse jeito seria igual ao seu (exatamente igual o seu). Nunca foi amor (não?). Era uma parada bem mais legal, muito mais legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei exatamente do que você está falando, mas tenho certeza absoluta que foi amor, foi amor sim, em tudo o que eu faço tem um amor exagerado. Não existe um jeito certo de abraçar? e por que o meu abraço seria o jeito certo? Quero que responda de alguma maneira essas duas perguntas, se possível.
      O essencial é invisível aos olhos.

      Excluir
    2. Talvez tenha sido tão exagerado de ambas as partes e se transformou em algo mágico que não é possível de expressar em palavras, apenas sentindo.

      Excluir
  2. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

    ResponderExcluir